História dos transportes no Ipiranga

Os moradores do Ipiranga tiveram como primeiro meio de transporte coletivo o bonde a burro, criado em 1871 pelo engenheiro Nicolau Rodrigo França Leite. A linha chegou à região em 1889 graças aos esforços do Dr. José Vicente de Azevedo. Para vencer o limite entre o Cambuci e o Ipiranga, foi necessário aterrar parte da Rua Independência e da Avenida D. Pedro, região pantanosa da “Chácara da Glória”.

Multidão na inauguração do bonde elétrico na cidade de São Paulo. Fonte: SPtrans

As linhas de bondes a vapor e tração animal foram desativadas antes de 1903, sendo que os trilhos para os bondes elétricos foram assentados em 1900, chegando ao Ipiranga em 1903. Em 1904, foram inauguradas no bairro as linhas de bondes elétricos “Ipiranga” e “Fábrica”, que funcionaram até 1967. O bonde Fábrica servia principalmente aos operários da Olaria Sacoman. O bonde Ipiranga subia pela Rua Bom Pastor e retornava pelas Ruas Moreira e Costa e Moreira de Godói.

Em 1905 já havia nove fábricas no bairro, que empregavam cerca de 7 mil pessoas. A inauguração do bonde elétrico, em 1907, favoreceu o processo de industrialização, que teve seu auge entre o final da década de 1940 e o início dos anos 1950. Em 1954, foram instaladas as linhas de ônibus elétrico que servem o bairro.

Nos anos 1960, o prefeito Faria Lima iniciou a retirada dos bondes de circulação. A desativação do bonde Fábrica foi anunciada para janeiro de 1967, e em janeiro daquele ano, as linhas Ipiranga, Fábrica, Casa Verde e do Alto da Vila Maria foram desativadas. Somente a linha de Santo Amaro permaneceu em operação, com seu ponto inicial transferido para Vila Mariana e o bonde circulando daí até Santo Amaro. As mudanças urbanísticas afetaram as linhas de bondes, que sofreram muitas reformulações dos traçados dos trilhos.

Durante a construção da estação Sacomã do metrô em 2009, trabalhadores encontraram trilhos do antigo bonde na Rua Greenfeld com Lino Coutinho. A descoberta aconteceu quando uma retroescavadeira retirava o asfalto da via. Mais recentemente, em 2022, durante as obras de revitalização do canteiro central na Rua Manifesto, foi descoberto mais um vestígio histórico dessas linhas de bonde, em frente ao Clube Atlético Ypiranga. O clube manteve e preservou esse achado para as futuras gerações, como referência à memória histórica do bairro e da cidade. Se você quiser conhecer este ou outros fatos históricos do bairro do Ipiranga, agende uma visita às dependências do “Vovô da Colina Histórica” no telefone (11) 3386-3386, ramal 3392.

Compartilhe: